Você sabia que a matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo?
Segundo o BEN - Balanço Energético Nacional, o Brasil utiliza cerca de 78% de fontes renováveis de energia, enquanto a média mundial é de apenas 29%.
Grande parte desses números vem da energia hidráulica, maior fonte energética do país. Mas energias renováveis alternativas, como a solar, estão em franco crescimento e ganhando cada dia mais mercado, sendo uma opção mais limpa e com menos impactos socioambientais.
Exemplo disso é o novo projeto da FiberX Renováveis em parceria com a Copel, ajudando na construção de uma matriz energética nacional mais verde e sustentável.
Quem é a Copel
Maior empresa do Estado do Paraná, a Copel é a companhia de energia responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Estado do Paraná.
Com capital aberto desde 1994, foi a primeira empresa do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
Hoje, a empresa possui um parque gerador com mais de 62 usinas próprias, além de participação em outros 14 empreendimentos de geração de energia, totalizando uma capacidade instalada superior a 6.950,0 MW.
FiberX e Copel: o que é o projeto e qual a sua importância
Atenta aos movimentos do mercado, a Copel encontrou o parceiro ideal para aumentar sua capacidade na geração de energia limpa: a FiberX Renováveis, uma empresa sólida, com equipe técnica altamente especializada e experiência comprovada no setor.
As duas empresas firmaram parceria para construção de 3 usinas fotovoltaicas, beneficiando cerca de 62 mil famílias nas cidades de Marialva, Santo Antônio da Platina e Reserva do Iguaçu, todas no Estado do Paraná.
Com início em agosto de 2023 e previsão de entrega para fevereiro 2024, todas as etapas das obras serão geridas pela FiberX Renováveis, num modelo de contratação full turnkey.
Projeto em números
Reunimos alguns números importantes para que você possa entender o tamanho, complexidade e importância do projeto.
Quantidade: 3 usinas; Tamanho: 30 hectares; Capacidade: 18,6MW;
Estado: Paraná;
Cidades: Marialva, Santo Antônio da Platina e Reserva do Iguaçu;
Equipamentos: Aproximadamente 28.800 módulos fotovoltaicos;
Potência de cada painel: 670wp;
Residências beneficiadas: Cerca de 67 mil unidades consumidoras/mês;
Energia gerada: 100% limpa e renovável.
Benefícios da energia limpa para a sociedade
Quando falamos em energia limpa, nem sempre entendemos o real impacto que ela tem em nossas vidas. Mas a verdade é que os impactos são grandes e abrangem diferentes áreas, como: saúde pública, economia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Confira 5 vantagens da energia solar:
1. Redução da poluição do ar e saúde pública
Fontes de energia limpa produzem menos poluentes, levando a uma melhoria na qualidade do ar e reduzindo problemas de saúde associados à poluição, como doenças respiratórias e cardiovasculares.
2. Geração de empregos locais
Desde a fabricação, instalação e manutenção de equipamentos até a pesquisa e o desenvolvimento, são criados empregos que impulsionam a economia local.
3. Estabilidade energética
Por não depender da importação de combustíveis fósseis, a energia solar aumenta a segurança energética e a resiliência do estado contra interrupções no fornecimento de energia.
4. Economia de recursos naturais
Consumir menos recursos naturais, como carvão e petróleo, ajuda a preservar o planeta e manter os recursos disponíveis para as próximas gerações.
5. Desenvolvimento tecnológico e inovação
Além de aquecer a economia, a energia limpa estimula a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas mais eficientes.
Movimento por um mundo mais limpo e sustentável
Mais do que a construção de 3 usinas, a parceria da FiberX Renováveis com a Copel faz parte de um movimento global em busca de uma matriz energética mais limpa e sustentável.
No Brasil, a FiberX Renováveis tem orgulho em fazer parte dessa história e contribuir para um futuro melhor para a atual e as próximas gerações.
Confira outros dois projetos realizados pela FiberX Renováveis:
Comments