top of page

Em parceria com a Celesc, FiberX constrói usina solar em Campos Novos


capa usina solar campos novos

Sabe aquele filme que previa o futuro cheio de carros voadores e cidades espaciais? Esqueça tudo isso! O futuro já começou e está acontecendo bem diante dos seus olhos.


Um exemplo disso está na geração de energia limpa e renovável, tecnologia inovadora cada dia mais presente na vida de todos.


Você pode não se dar conta, mas está sendo impactado de forma positiva por essa tecnologia neste exato momento.


Pensando nisso, a Celesc e a FiberX firmaram parceria para a construção da usina solar de Campos Novos, dando mais um passo na transição da matriz energética no país.


Quem é a Celesc e o que ela entrega?

Com sede em Florianópolis, Santa Catarina, a Celesc é destaque nacional em geração e distribuição de energia. Considerada uma das maiores empresas do setor elétrico, a Celesc investe cada vez mais em energia limpa e renovável, conforme destaca José Carlos Ferreira Junior, diretor de geração transmissão e novos negócios.

“A Celesc sabe que a energia fotovoltaica é uma demanda consolidada no mercado. Por isso, dá início à construção dessas fazendas solares para diversificar seu portfólio de atuação e investir em energia renovável”.

O que é o projeto Campos Novos?

Um dos principais projetos de energia renovável da Celesc é a usina solar de Campos Novos, construída em parceria com a FiberX.


Para levar energia limpa e de qualidade para moradores da região Centro-Oeste de Santa Catarina, a unidade ocupará uma área equivalente a um campo de futebol, totalizando 2.196 módulos fotovoltaicos que convertem luz solar em energia elétrica.

terreno pronto para construção da usina

Terreno pronto para construção da usina. Foto tirada dia 21/02/2023.


A nova usina terá uma capacidade total de 1 megawatts (MW), gerando energia suficiente para atender às necessidades mensais de aproximadamente 500 famílias.


O valor da obra gira em torno de R$4.825 milhões e teve participação da FiberX de ponta a ponta: do fornecimento de cabos e painéis solares até a execução e construção do empreendimento. Confira as principais informações do projeto:


- R$ 4,82 milhões em investimento;

- 500 unidades residenciais atendidas por mês;

- 100% de energia limpa e renovável;

- 1 MW de potência total de inversores;

- 1,2 MWp de potência em módulos;

- 2.196 painéis fotovoltaicos de 550 Wp de potência do tipo monofacial;

- 1,8 Hectares de área implantada;

- Local de implantação: município de Campos Novos – SC;

- Local de implantação é o município de Campos novos em santa Catarina, concessão da Celesc;

- Modalidade FULL EPC (implantação de ponta a ponta - turn key).

etapa de colocação de paineis fotovoltaicos

Etapa de colocação de Paineis Fotovoltaicos. Foto tirada dia 20/04/2023.


Geração de energia limpa e renovável

O diretor da vertical de Renováveis, Infraestrutura e Utilities da FiberX, Paulo Andrade, explicou a importância de criar políticas conectadas com o futuro e que levem em conta a sustentabilidade do planeta.

“A preocupação com a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta são grandes motivos para investir em alternativas energéticas. Nossa visão de mercado está bem alinhada com esses princípios e vamos atuar cada vez mais em parcerias estratégicas para construir usinas solares em todo Brasil”.

Paulo ainda comentou sobre o caso específico da usina solar de Campos Novos:

“Essa usina evitará que 210 toneladas de CO2 sejam lançados na atmosfera por ano. Além disso, essa é uma fonte de energia realmente sustentável, pois não emite nenhum tipo de poluente na atmosfera e nem os gases que contribuem para o efeito estufa”.

Além do lado ambiental, a usina também tem forte apelo social, criando empregos e gerando crescimento econômico na região.

As obras, que tiveram início em fevereiro de 2023, estão em fase final de comissionamento e quando pronta transformará a vida de milhares de pessoas.


Esse é só o começo de um futuro limpo e sustentável que está em construção. E, se depender da FiberX, vai se tornar realidade mais rápido do que você imagina!


Kommentare


Veja mais conteúdos do blog da FiberX

bottom of page