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Política Comercial

Política Comercial

Nossa empresa fica estabelecida sob a Razão Social:  é sediada em Itapema, Estado de Santa Catarina, e segue a regulamentação fiscal da SEFAZ-SC. Abaixo apresentamos as principais condições de fornecimento dessa proposta:

Moeda:

Os produtos serão faturados em moeda corrente Reais (R$), sendo que os preços dos produtos são calculados em dólar, ou seja, os valores serão corrigidos pela variação da taxa do dólar comercial entre o dia da proposta e o dia do efetivo faturamento.

Local de despacho:

As mercadorias e produtos serão despachadas sempre de nossa matriz, situada no município de Itapema e Itajaí, SC. Portanto, os fretes e tempos de entrega serão calculados a partir dessa origem.

Impostos:

3.1.     Todos os impostos federais, municipais e estaduais são sempre inclusos nas nossas propostas, e seguem a legislação vigente.

3.2.     ICMS: existem atualmente várias alíquotas de ICMS dependendo de destino e tipo de cliente:

3.2.1. : VENDAS INTERESTADUAIS PARA CLIENTES CONTRIBUINTES: alíquota de 4% para maioria dos produtos ou 12% caso esse produto esteja classificado como tendo similar nacional (lista CAMEX).

3.2.2. : VENDAS DENTRO DO ESTADO DE SANTA CATARINA sempre será com a alíquota destacada de 17% para qualquer tipo de contribuinte

3.3.     IPI: varia de acordo com a NCM do produto, podendo ser 5, 10, 15 ou até 20%

3.4.     PIS/COFINS: Dado que a FiberX é empresa de lucro real, a alíquota é de 9,25%.

3.5.     ST: Ressalta-se que até o momento o Estado de Santa Catarina não possui acordos de ST (substituição Tributária) com nenhum outro Estado, portanto nossos preços e valores expressos não incluem esse acréscimo. Essa ST deverá ser responsabilidade do revendedor destino.

3.6.     DIFAL: A Diferença de alíquota do ICMS em casos de vendas interestaduais para clientes “não contribuintes”, ou seja, IE = Isento, a FIBERX precisa recolher antecipadamente o valor referente a diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna da UF do destinatário. Essa nova legislação, feita através da Emenda Constitucional Nr. 87 ICMS 93, de 17 de setembro de 2015, ficou estabelecida a necessidade de recolhimento do diferencial de alíquota do ICMS nas operações interestaduais destinadas a não contribuintes do imposto, ou seja, clientes que não possuem inscrição estadual, feita pela empresa vendedora antecipadamente, no momento de emissão da Nota Fiscal.

 

Formas de Pagamento:

A nossa empresa oferece uma grande variedade de opções de pagamento, sendo que cada cliente precisa indicar sua melhor opção para definição de preços, para cada condição de pagamento os preços mudam, em função dos custos financeiros.

  • À vista (antecipado): nessa modalidade o faturamento do produto acontecerá somente após a FiberX receber o pagamento.

  • Cartão de crédito:  em até 6 vezes para valores acima de R$ 3.000,00.

  • Parcelados: Nesse caso, a FiberX emitirá boletos de cobrança bancária com vencimentos nas datas estabelecidas.

  • Nota de Produto (Hardware): As notas faturadas são automaticamente enviadas em PDF’s juntamente com os boletos da compra realizada. Esse recebimento será através do e-mail de contato da empresa cadastrado.

  • Nota de Serviço (Software): A nota faturada não irá no mesmo e-mail que as notas de Produto (Hardware). Logo, esse recebimento será através do e-mail de contato da empresa cadastrado na Prefeitura de seu município.

  • Em casos de parcelamento, os pedidos devem passar pelo departamento de análise de crédito, que é responsável pela liberação do pedido. Não conseguimos faturar a prazo para empresas cadastradas como MEI (microempresa individual).

  • As formas de pagamento pré-estabelecidas pela Fiberx são: depósito bancário, boleto, cartão de crédito ou financiamento com parceiros.

  • As formas de parcelamento e política de descontos serão definidas nas tabelas de preços.

 

Prazo de Faturamento do Pedido

O prazo de faturamento e expedição dos pedidos de venda é realizado em até 24 horas a contar da data de liberação do pedido para expedição.

Processo de crédito

 

Concessão: é a porta de entrada no relacionamento de crédito com a Fiberx. Abrange a análise do cliente e da operação.

 

Documentos necessários para análise: Para que a Fiberx efetue a análise dos clientes é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

 

  • Ficha Cadastral devidamente preenchida;

  • Balanço Social atualizado;

  • DRE atualizada;

  • Faturamento dos últimos 12 meses.

  • Contrato Social e última alteração contratual, caso haja.

 

Limite de Crédito

Para todo cliente será definido um limite de crédito para compras a prazo, que será definido pelo Analista de crédito ou por um Comitê de Crédito, não sendo de responsabilidade do vendedor definir este limite.

Para definição do limite e crédito e forma de pagamento, o Analista de crédito seguirá o previsto na Política de Crédito da Fiberx.

De posse destes documentos, a área de crédito irá efetuar a consulta junto aos serviços de proteção de crédito;

 

Multa por atrasos de pagamentos:

Em casos de atrasos de pagamentos pelos clientes será cobrada uma multa de 1% e mais 0,17% por dia de atraso sobre os valores dos boletos bancários.

Dados cadastrais do cliente:

Devido a legislação de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, no ato de cadastramento de um pedido, a FiberX precisa que os dados cadastrais do cliente sejam confirmados nos seguintes instrumentos:

  • RECEITA FEDERAL (para confirmar CNPJ e endereço)

  • SINTEGRA (para verificar se a IE continua ativa)

  • SUFRAMA (em casos de isenções tributárias para clientes da região norte)

  • Além disso precisamos ter no nosso banco de dados: Responsável por receber NF-e (enviada pelo sistema), responsável por contas a pagar (que recebe os boletos), responsável por compras (recebe confirmação automática de pedido).

 

Confirmação formal da compra pelo cliente:

Todos os pedidos devem ser formalizados com assinatura do responsável pelo cliente e submetidos a FiberX, e somente com essa formalização o pedido será aceito e processado. Isso atende as normas de ISO9001 e garante o respeito e segurança ao nosso cliente.

       

Autorização de entregas parciais:

O cliente deve informar se aceita faturamentos parciais do pedido, conforme disponibilidade dos produtos. Em caso afirmativo, a FiberX deverá ir entregando conforme disponibilidade do estoque.

Em caso negativo, ou seja, o cliente não aceita entregas parcial, o prazo de entrega pode ser alongado, em virtude da disponibilidade de todos os itens
O faturamento será feito da seguinte forma:
Emissão de NF de 'Simples faturamento decorrente de venda entrega futura', CFOP 5.922/6.922 quando fechado o pedido
Emissão de NF de 'Venda de mercadoria originada por encomenda de entrega futura', CFOP 5.117/6.117 quando ocorrer a movimentação física dos produtos.

Categoria de marketing do cliente:

Para classificarmos os clientes conforme sua atividade principal e tipo de negócio, definimos basicamente as seguintes categorias:

A) DISTRIBUIDORES REGIONAIS

  1. São empresas cuja atividade principal é comprar, estocar e atender revendas e lojas locais em suas regiões de atuação.

  2. Cadastrados como contribuinte do ICMS, ou seja, possuem IE.

  3. Distribuidor regional precisa dispor de estrutura de suporte e treinamento técnico e RMA, manter estoques.

  4. Não vendem ao usuário final em geral.

  5. Possuem um volume de vendas alto mensalmente.

 

B) REVENDEDORES

  1. São empresas cuja atividade principal é comprar, e atender os clientes usuários finais.

  2. Revendedor não precisa dispor de estrutura RMA ou manter estoques.

  3. Em geral não agregam serviços de engenharia nas suas vendas.

  4. Podem adquirir os produtos diretamente da FiberX.

  5. Revenda entrega o produto integro ao cliente, com caixa lacrada.

 

C) INTEGRADORES DE SISTEMAS

  1. São empresas cuja atividade principal é atender um projeto no usuário final, agregando vários produtos e serviços na solução.

  2. Em geral estão atendendo projetos e não pequenas vendas. Agregam serviços de engenharia nas suas vendas

  3. Integrador de Sistemas possui equipe técnica: projetistas, instaladores, técnicos de manutenção.

  4. Fazem a configuração e instalação do produto.

 

D) PROVEDORES DE INTERNET

  1. São empresas cuja atividade principal é oferecer serviços de internet banda-larga em regiões.

  2. Esta classe de clientes opera através de autorização da Anatel via licença SCM (serviço multimídia)

  3. Compram produtos para construção de suas infraestruturas e para oferecer serviços, em geral não revendem produtos.

 

Frete

Cálculos e Formas de frete

O preço do frete é calculado com base em uma tabela de % recebida da Logística, com a média por região do pedido a ser enviado.

O frete poderá ser CIF ou FOB, onde CIF (Cost, Insurance and Freight = custo, seguro e frete) designa a responsabilidade da empresa pelos custos e entrega da mercadoria, e FOB (Free on Board = livre a bordo), a responsabilidade pelos custos da entrega fica a cargo do cliente/destinatário.

Frete Grátis

A FiberX contempla FRETE GRÁTIS para pedidos de ativos e passivos, exceto os equipamentos de Cabos Drop e ASU. Para os cabos Drop o frete é grátis para toda a região Sul e o estado de SP.

Prazos de Entrega

O prazo para entrega de todos os pedidos será estimado de acordo com a política de prazos de nossos parceiros logísticos, podendo sofrer alterações sem aviso prévio. A FiberX se compromete a fazer o máximo dentro de nossos poderes para respeitar os compromissos assumidos com nossos clientes.

Para que a entrega seja realizada dentro do prazo, é também muito importante que o endereço de entrega esteja correto e completo, e que tenha alguém munido de documento para recebimento em horário comercial.

Em caso de devolução do produto, feita a devida comunicação com a empresa dentro do prazo de 7 dias do recebimento do produto, o valor do frete de retorno do produto para a FiberX será de responsabilidade do cliente, sendo que o novo envio ao cliente fica por conta da FiberX. Para isso, é imprescindível o cliente entrar em contato conosco via SAC (https://sac.fiberx.com.br/login) e solicitar a autorização de troca ou devolução.

 

Prazos de entrega dos produtos:

A FiberX possui uma política de manter estoques da maioria dos produtos que distribui, para que possa atender de maneira rápida os pedidos de seus clientes.

  • Em casos que não temos estoque a pronta entrega, então solicitamos um prazo de entrega que varia de 30 a 90 dias, conforme o produto e o país de origem do mesmo, pois as fábricas produzem sob encomenda.

  • Os compradores precisam se informar no ato da confirmação dos pedidos qual a situação de estoque e qual será o prazo acertado pelas partes.

 

Prazo de entrega das transportadoras:

Depois de faturado, a transportadora escolhida agenda a coleta da mercadoria na expedição do armazém da FiberX em Porto Belo/SC.  Cada transportadora tem um padrão de prazos de entrega dependendo da região destino. Esse prazo nos casos de fretes rodoviários pode variar de 15 a 25 dias.  Em períodos próximos ao final do ano, esses prazos podem aumentar. Informação importante: A região Norte do Brasil, em geral, tem seus prazos acima de 25 dias da coleta, e o Sudeste normalmente feita em até 7 a 10 dias úteis a partir da coleta.

   

Rastreamento das cargas despachadas:

É possível verificar o rastreamento das cargas nos sites das principais transportadoras através do número da NF.  Nosso padrão de procedimentos de logística é o seguinte:

  • Depois da coleta da mercadoria, as transportadoras demoram em média 48 hrs para disponibilizar no site.

  • Assim que recebemos o número do conhecimento do despacho, em geral no dia seguinte ao despacho, nossa equipe cadastra no nosso ERP esse número, e o sistema envia automaticamente para o e-mail cadastrado de cliente um informe com esse número, transportadora, e dados do despacho, capaz de ser rastreado pelo cliente.

  • Os clientes podem realizar as consultas sobre o rastreio dos equipamentos no site das transportadoras, basta ter o número do CNPJ, número do pedido ou da Nota Fiscal.

 

Política de Garantia

A FiberX oferece o Suporte e Garantia, para clientes e produtos fornecidos pela nossa matriz e filiais. Cada produto tem seu prazo de garantia conforme a política de cada fabricante. Em geral, o padrão da maioria dos produtos é 1 ano a partir da venda. Os equipamentos serão coletados pela FiberX e em caso de envio de uma mercadoria nova ou reparada, a FiberX irá arcar com os custos de envio.

 

TEMPO DE GARANTIA:

Cada produto tem seu tempo de garantia regida pela política do seu fabricante. Por padrão consideramos o tempo de garantia à partir da nota fiscal de venda, emitida pela FiberX para nosso cliente.

Dependendo da modalidade de negócio da FiberX e tipo de operação do cliente, este prazo pode ser estendido, basta entrar em contato com um de nossos representantes.

 

FiberX X Garantia:

  • A FiberX tem 1 ano de garantia em todos os equipamentos disponibilizados.

  • Nosso padrão é 1 ano de garantia, porém, para os equipamentos que Co-Care e eles comprem com 2, 3, 4 ou 5 anos também é possível.

  • Se for Co-Care podemos estender o tempo da garantia ou a compra dessa extensão de garantia pode ser feita no início de sua compra. PARA OS PRODUTOS VENDIDOS PELA FIBERX (GARANTIA DA FIBERX - ONT'S- ROTEADORES WIRELESS E PASSIVOS), esse prazo não pode ser estendido.

 

Para Revendas e Distribuidores, onde apenas pode ser aplicado a modalidade de venda. O procedimento de envio para garantia ou reparo, será instruído de acordo com a política de garantia do fabricante.

Consulte o Certificado de Garantia que acompanha cada produto, para verificar o tempo de garantia!

 

PRAZO DE ATENDIMENTO PARA PRODUTOS EM GARANTIA:

A FiberX é um distribuidor de produtos de diversos fabricantes. Dependemos de cada um deles para efetuar a aprovação em casos de trocas, bem como para remessa internacional dos produtos ou componentes para reparo. O prazo para troca de um produto na garantia será o menor possível, mas, em diversas ocasiões sofremos atrasos na liberação de produtos na alfândega, o que pode atrasar a conclusão do processo.

 

PROCEDIMENTO PARA REMESSA DOS PRODUTOS:

Para todo produto que apresente problemas, consulte nosso suporte técnico. Mais de 80% dos casos são resolvidos remotamente, ou podem ser resolvidos sem o envio dos produtos.

Para acessar o nosso suporte, visite a página: 

 Após este primeiro filtro, caso, realmente, o envio do produto seja necessário, nosso suporte passará os procedimentos para:

  1. Abertura do ticket (Chamado), para produtos de Fabricantes que a FiberX tem por contrato a obrigação de atendimento ao cliente.

ou

Após o envio das informações necessárias, nosso SAC:

  1. Verifica a garantia dos produtos;

  2. Gera o ticket (Chamado) registrando os produtos que terão a garantia atendida;

  3. Informa qual o procedimento fiscal indicado para cada tipo de cliente, assim como indica o endereço para o envio.

  4. A FiberX não tem plano de reparo dos equipamentos, logo, faremos a correção de quaisquer problemas apresentados mediante a garantia, com isso não será gerado custos ao cliente.

 

Estes passos devem ser seguidos, para que o tempo de atendimento seja o menor possível, e para não haver problemas fiscais, desperdícios e prejuízos!

O envio de produtos não registrados e autorizados serão recusados pelo setor de Suporte e Garantia.

O envio de produtos não registrados entre produtos que receberam a autorização, gera pendência fiscal e, por sua vez, atraso na resolução.

Os produtos devem ser coletados com frete pago pela FiberX. Devolveremos os produtos consertados ou trocados com frete pago por nós.

Obs: Esta condição pode ser alterada em caso de contratos de locação ou garantia estendida.

O envio dos produtos deve ser feito imediatamente, a partir do recebimento do número da O.S (TICKET) e procedimentos, para que possamos recebê-los dentro de até 30 dias. Após esse período o Nº da Ordem de Serviço-OS perderá a validade, e não aceitaremos a remessa. Cuidado para não perder a garantia por atrasos de remessa.

Trocas ou reparo de produtos em garantia são um direito assegurado ao cliente, mas avisamos que em alguns casos, devido a prazos de importação de cada fabricante, podem atrasar ambos os tipos de finalização.

 

DESCARACTERIZAÇÃO DA GARANTIA:

Os produtos remetidos para conserto/troca devem ser embalados de forma que garantam sua integridade física, e que seja possível conferir o Número de série.

Produtos sem a etiqueta do serial, ou a mesma rasurada ou ilegível, terão a garantia imediatamente descaracterizada.

 

PROCESSO FISCAL:

Devido a legislação vigente, não podemos aceitar produtos sem nota fiscal ou com erros de emissão sob pena de sermos fiscalizados;

É importante que a empresa cliente tenha ciência sobre as exigências fiscais da lei, antes de remeter os produtos para nosso depósito, e sigam, passo a passo, as informações enviadas por nosso SAC.

A ciência de que, dependendo do tipo de operação fiscal (CFOP), a empresa cliente deve colaborar com trocas ou envio de notas fiscais simbólicas para o fechamento contábil, também, é de suma importância.

Como informado anteriormente, existem procedimentos para cada tipo de fabricante e modalidade comercial. Estes procedimentos podem diferir em:

- CFOP, tipo de operação fiscal;

- Endereço de envio.

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