top of page

FiberX firma acordo para implantar projeto DWDM na rede da Cemig


FiberX e Cemig firmam parceria para implantar projeto DWDM

Quando é preciso entregar soluções eficazes e sob medida para projetos dos mais variados tamanhos, a FiberX Telecom possui uma equipe com experiência e alto conhecimento técnico para encarar qualquer desafio.


Prova disso é a parceria firmada com a Cemig, que confiou na FiberX a melhoria da sua rede de transmissão de dados em Minas Gerais, com mais de 8 milhões de consumidores finais.


Sobre a Cemig

Com quase 70 anos de história, a Cemig atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, além de atuar como distribuidora de gás natural.


Só em Minas Gerais, possui mais de 8,7 milhões de consumidores espalhados por 774 municípios.


Com ativos e negócios comercializados em 24 estados brasileiros e Distrito Federal, a Cemig é a maior empresa integrada do Brasil no setor de energia elétrica, reconhecida nacionalmente por sua alta demanda e qualidade técnica.


O que é o DWDM

DWDM é uma tecnologia capaz de combinar diferentes comprimentos de onda em uma única fibra óptica ou em um par de fibras.


Sua técnica consiste em utilizar vários comprimentos de onda de luz, dividido em cores, para enviar dados de duas ou mais cores através de uma única fibra óptica.


Os sistemas DMDW mais comuns usam 40, 48, 80 ou 96 canais, embora seja possível alcançar até 120 canais.

O que é DWDM

Os três principais benefícios do DWDM


1. Maior capacidade de transmissão

A tecnologia DWDM tem capacidade de aumentar o volume de dados transportados, transparente à diversos protocolos, conseguindo transmitir 120 canais por um único par de fibra óptica.


2. Melhor qualidade de conexão

Com o aumento na capacidade de transmissão, a qualidade de conexão recebida pelo consumidor final aumenta de forma significativa.


3. Alta disponibilidade dos serviços

Com maior capacidade de transmissão e aumento na qualidade da conexão, o caminho fica livre para o provedor expandir o número de clientes sem perder a qualidade do serviço prestado.


O que é o projeto DWDM implantado pela FiberX

O projeto implantado pela FiberX é o DWDM Fase II, serviços que consistem em Projetos da Rede e Painéis, Montagem dos Painéis, Testes de Aceitação em Fábrica e Comissionamento.


Através deles, o tráfego de comunicação de dados na rede da Cemig passará a ter alta confiabilidade e grande capacidade de escoamento, gerando maior robustez e qualidade na rede.


O design da solução teve início no segundo semestres de 2022, com o trabalho conjunto de toda a equipe da FiberX Services para condicionar a solução dentro do orçamento previsto e entregar o projeto desejado dentro do prazo.


A FiberX Training também fez parte do projeto, capacitando a equipe da Cemig com 480h em aulas, somando 12 cursos ministrados pelos instrutores: Luiz Cosme Puppin (Head FiberX Training) Adilson Florentino, Vinícius Ochiro, José Eduardo Silva e Raphael Perini.


No total, foram 155 alunos que agora estão totalmente capacitados para operar as soluções baseadas em sistemas Huawei e toda a operação para o funcionamento da rede DWDM.


O projeto com a Cemig apresentou grandes desafios para a equipe da FiberX, que foram 100% sanados através da dedicação e envolvimento das diferentes equipes envolvidas.


Projeto em números

Quantidade: 11 Sites;

Localização: Estado de Minas Gerais;

Equipamento: DWDM Optixtrans E6600;

Capacidade: solução dimensionada para 80G e inicialmente equipada com 40G.


FiberX referência no mercado desde 2008

A FiberX é referência no mercado telecom desde 2008, distribuindo os melhores produtos e entregando soluções eficazes para as mais diferentes necessidades.


A parceria com a Cemig confirma esse comprometimento, aumentando a capacidade de transmissão de dados e melhorando a conexão de consumidores em todo o Estado de Minas Gerais.


Por isso, não importa o tamanho, porte ou complexidade do seu projeto: entregar com eficácia e qualidade será sempre o nosso maior compromisso.


Confira outros conteúdos e cases da FiberX Telecom:


תגובות


Veja mais conteúdos do blog da FiberX

bottom of page