top of page

FiberX implantará projeto para elevar a segurança e confiabilidade na infraestrutura de rede da State Grid


FiberX implantará projeto para State Grid

Num mundo onde tecnologia de ponta e equipamentos avançados estão acessíveis a todos, o que diferencia um projeto de sucesso de um projeto mediano são os profissionais envolvidos.


Ao unir conhecimento teórico com experiência prática, são eles que transformam recursos em soluções eficientes e que fazem sentido para a realidade do cliente.


Conheça agora a parceria entre FiberX e State Grid, que envolve tecnologia de ponta, equipamentos avançados e, principalmente, os melhores profissionais do mercado.

 

Quem é a State Grid Brazil Holding

Uma das maiores empresas de energia do país, a State Grid Brazil Holding iniciou suas operações no Brasil em 2010 com a aquisição de sete companhias de transmissão.


Atualmente, detém 24 concessões no Brasil e integra o grupo State Grid, presente em países como Chile, Portugal, Itália, Grécia, Omã, Filipinas e Austrália.


Com operações em diversas partes do mundo, a State Grid é um protagonista no setor energético internacional.


O desafio e suas complexidades

Com as particularidades e complexidades do Sistema Interligado Nacional – SIN, a State Grid se viu diante do desafio de aprimorar a detecção de anormalidades e a tomada de decisões rápidas em situações críticas.


A necessidade em evitar desligamentos em cascata durante eventos extremos também motivou a busca por uma solução nova e eficaz, capaz de elevar a confiabilidade de todo o sistema elétrico vigente.


Além disso, existia o desafio na integração de novas aplicações no ambiente das transmissoras, como o SEP (Sistema Especial de Proteção), pois devido à sua orientação para pacotes/Ethernet demandam uma infraestrutura de banda elástica, também conhecida como “Soft Pipe”.

 

A solução encontrada pela FiberX

Depois de entender bem o funcionamento da rede e fazer estudos aprofundados de campo, a FiberX implantará um Sistema Especial de Proteção (SEP), incorporando soluções inovadoras para tornar o Sistema Interligado Nacional - SIN mais seguro, robusto e confiável.


Ao unir equipamentos de ponta, tecnologia avançada e uma visão estratégica do negócio, a solução encontrada pela FiberX promete uma detecção eficiente e rápida de distúrbios e desligamentos em cascata.

 

Vantagens e benefícios gerados pelo projeto

Ao implantar o Sistema Especial de Proteção (SEP), a FiberX não apenas enfrenta desafios, mas cria oportunidades para transformar a infraestrutura de todo o ecossistema da companhia.


Veja as principais vantagens que o projeto irá gerar:

 

1.     Detecção eficiente de anomalias

O SEP permite a identificação rápida e precisa de distúrbios, gerando uma resposta rápida diante de eventos críticos.

 

2.     Prevenção de desligamentos em cascata

A tecnologia implantada evita desligamentos em cascata, garantindo mais estabilidade e confiabilidade em situações extremas.

 

3.     Melhoria na segurança no sistema

O projeto reduz a vulnerabilidade em eventos imprevistos, promovendo uma operação mais robusta e segura.

 

4.     Otimização da utilização de recursos

Ao minimizar desligamentos não planejados, permite uma utilização mais eficiente dos sistemas de geração, transmissão e distribuição.

 

5.     Contribuição para a sociedade

Uma infraestrutura mais robusta beneficia diretamente a sociedade ao garantir fornecimento estável e confiável de energia.

 

Projeto em números

Com início em outubro de 2023 e entrega prevista para abril de 2024, a FiberX está conduzindo um projeto abrangente que engloba 4 sites em 2 projetos distintos, totalizando duas transmissoras.


As instalações estão localizadas estrategicamente na Região Centro Oeste do país, cobrindo uma extensão de aproximadamente 750 km.


A tecnologia adotada é a MPLS-TP, com equipamentos de última geração como o Huawei Optixtrans E6600, dimensionado para uma capacidade de 2.5G e envolve os times da FiberX Telecom e FiberX Services.

 

Mais do que um projeto, uma parceria estratégica

Quando se conta com profissionais experientes e certificados, encontrar soluções altamente eficientes e sob medida para a necessidade do cliente é a base de todo o trabalho.


Por isso, este projeto não atende apenas às exigências técnicas da State Grid, mas posiciona a FiberX como uma parceira estratégica na construção de um futuro energético mais seguro e eficiente para o Brasil.


Para conferir outros cases de sucesso da FiberX, clique aqui.


Para saber mais sobre produtos e soluções de primeira linha em Telecom, Energias Renováveis, Serviços e Treinamentos Especializados, acesse o site da FiberX e fale com um consultor.

Kommentare


Veja mais conteúdos do blog da FiberX

bottom of page