top of page

Quais são os principais componentes da microgeração fotovoltaica?


Confira os principais componentes da microgeração fotovoltaica

A microgeração de energia fotovoltaica é um sistema de energia conectado à rede com potência instalada menor que 75 kWp, conforme a lei 14.300 que institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída.


Seus principais benefícios

Os benefícios da microgeração fotovoltaica estão ligados a sustentabilidade, já que os painéis solares produzem energia por 25 anos, não poluem, são recicláveis e ajudam a prevenir os efeitos das mudanças climáticas do mundo. A energia solar é uma das fontes mais limpas, renováveis e abundantes do mundo.


O modelo de microgeração garante a eficiência do sistema, já que, basicamente, produz a energia de forma distribuída, sem necessidade de construir linhas de transmissão.


Outro benefício observado, nos últimos anos, é a valorização dos imóveis que possuem sistemas de microgeração fotovoltaica, já que esses imóveis geram sua própria energia e garantem um custo mensal menor para a residência.


Além disso, tem a simplicidade de instalação do sistema, que acompanha a evolução do mercado com tecnologias mais modernas e de fácil acesso.


Componentes da microgeração solar fotovoltaica

O sistema de microgeração é composto por módulos fotovoltaicos, inversores fotovoltaicos, estruturas de fixação, string box e caixa de proteção CA, cabos e conectores. A partir dessa estrutura é possível montar o sistema em qualquer residência.


Entenda agora o que é cada um deles:


Módulo Fotovoltaico

É o componente mais caro do sistema, responsável por converter a radiação solar em energia elétrica contínua. Os mais utilizados são os módulos de silício cristalino.


Inversor Fotovoltaico

Responsável por converter a energia elétrica contínua produzida pelos módulos em energia elétrica alternada para alimentar cargas elétricas de uma residência.


Estruturas de Fixação

Os módulos de silício cristalino são rígidos, por isso, eles precisam de estruturas de fixação para permitir a integração com telhados e lajes de edificações. Também existem estruturas de fixação para a instalação no solo.


String Box e Caixa de Proteção

A string box é um pequeno quadro elétrico que tem, por função, abrigar os dispositivos de proteção do circuito de corrente contínua do sistema solar fotovoltaico. De maneira análoga na caixa de proteção CA, são instalados os dispositivos de proteção do circuito de corrente alternada deste tipo de sistema.


Cabos e Conectores

Cabos fotovoltaicos (CC) são os meios físicos por onde flui a corrente elétrica gerada pelos módulos fotovoltaicos. Já os cabos de energia (CA) são os caminhos que levam a corrente elétrica alternada na saída dos inversores até o quadro elétrico da edificação. Por fim, os conectores fotovoltaicos podem ser de dois tipos (MC3 e MC4) e são aplicados nas terminações de cabos do sistema fotovoltaico.


Esses são os principais componentes da microgeração fotovoltaica que tornam possíveis a criação de um sistema de microgeração de energia. Claro que há outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de montar um sistema de microgeração fotovoltaica, mas isso podemos discutir e aprofundar em outro post.


Domine o funcionamento da microgeração fotovoltaica

Quer aprender mais sobre o funcionamento da microgeração solar fotovoltaica? Venha conhecer o treinamento: “Princípios de Energia Solar Fotovoltaica” da FiberX Training.


Amplie o alcance do seu futuro com os princípios fundamentais da geração de energia solar fotovoltaica e muitos outros cursos que vão agregar à sua formação! Clique aqui e confira tudo que a FiberX Training oferece para você!


Confira outro conteúdo da FiberX Training no link abaixo:

Comments


Veja mais conteúdos do blog da FiberX

bottom of page