top of page

O que é TR069 e como aplicar em seu provedor


Com toda certeza você já ouviu o termo TR-069 relacionado a Roteadores Wireless e ONTs, mas você sabe o que isso significa?


Antes de mais nada precisamos entender que o TR-069 é um protocolo bidirecional baseado em SOAP/HTTP, fazendo a comunicação entre equipamentos nas instalações do cliente (CPE) e Servidores de Configuração Automática (ACS). Resumindo, é um protocolo que possibilita a utilização de aplicações que fazem o gerenciamento remoto de dispositivos. Trazendo então para o cenário dos provedores, temos a capacidade de acessar remotamente dispositivos que estão na casa dos assinantes e executar atendimentos que antes necessitavam a visita de um técnico.


Mas calma, não é só isso. Além de acessar as informações quando uma solicitação ocorre, ele possibilita também o gerenciamento de informações do seu cenário de produção, como firmwares dos equipamentos conectados a sua rede, gerenciando atualizações e alterando parâmetros em larga escala.


Lembra quando falamos que o TR-069 é a comunicação entre o CPE e o ACS? O CPE é fornecido pelos fabricantes de equipamentos, por isso vemos nas especificações de roteadores e ONTs a indicação que o produto é compatível com TR-069.


Já o ACS, o Servidores de Configuração Automática, é uma solução que você encontra na FiberX. Construímos nosso próprio servidor com base na nuvem, o que possibilitam que através do seu navegador seja possível fazer todo esse gerenciamento dos dispositivos. Outro ponto positivo é que conseguimos auto escalar a demanda, ou seja, é alocado para seu ACS apenas os recursos necessários, o que faz com que o valor, seja sempre com base no número de dispositivos conectados, criando um cenário justo e principalmente, economia.


Veja abaixo como é a gerência do FX-ACS:


Quer conhecer um pouco mais sobre o FX-ACS? Acesse o link https://www.fiberx.com.br/fx-acs e faça seu cadastro para saber mais sobre essa solução.

Veja mais conteúdos do blog da FiberX

bottom of page