• FiberX Distribuidora

DWDM, o que é? Características e benefícios


Que o mundo é movido a dados, internet e canais de transmissão não é novidade para ninguém. A aposta mesmo sempre foi no "como". Como a transmissão aconteceria? Como a tecnologia otimizaria os processos? Como transmitir mais, usando menos?

A respostas para todos esses "comos" chegou e já tem nome e sobrenome. É o Dense Wavelength Division Multiplexing (ou Multiplexação Densa por Divisão de Comprimento de Onda).

Mas calma: podemos chamar tudo isso apenas de DWDM.

O DWDM é um desdobramento de uma tecnologia anterior, a WDM. Que, basicamente, usa diversos lasers para transmitir múltiplos comprimentos de onda de luz simultaneamente, multiplexando os sinais em uma única fibra óptica. Ou seja, com uma só fibra ele consegue levar mais de um só canal. Em termos bem mais cotidianos e utilizando uma metáfora mais próxima da realidade da maioria, funciona assim:

Suponhamos que você foi à feira. Na feira, você comprou uma maçã, uma banana e uma laranja. Seria muito complicado carregar cada item individualmente até sua casa. Então, você levou uma sacola de feira para colocar todos os seus itens. No caminho até sua casa, você só precisou carregar um único item: a sacola. Assim que chegou ao seu destino, no entanto, pode retirar das sacolas os três itens iniciais separadamente: a maçã, a banana e a laranja. A tecnologia do WDM, e consequentemente do DWDM, segue o mesmo princípio:

Cada fruta é um canal de transmissão de dados e a sacola é a fibra óptica.

É claro que na realidade, a tecnologia utilizada é um tanto mais complexa. Todo canal de transmissão é, em sua origem, um comprimento de onda (ou, como chamam na física, uma lambda). Cada comprimento de onda pode carregar diferentes montantes de dados, de mega a terabytes. E o objetivo principal é sempre chegar de um ponto a outro. Usualmente, cada comprimento de onda tem sua própria rede por onde ele percorre. A tecnologia WDM está justamente neste ponto.

Por meio de micro espelhos ligados a uma caixa transmissora, a tecnologia consegue juntar diversos espectros em um só, que segue de A a B por uma única fibra óptica e se separa quando chega no destino final. Isso só é possível devido às interferências construtivas e destrutivas que condensam e dispersam as ondas quando necessário. O WDM e o DWDM são, basicamente, uma tecnologia de transporte que levam os dados de uma porta até outra.

A diferença entre eles está, essencialmente, na capacidade de condensação e transporte de comprimento de ondas. Enquanto nos sistemas WDM, a capacidade de transmissão apenas dobra,

no DWDM é possível suportar até 120 comprimentos de ondas, cada uma carregando até 400/600 gigabytes.

No entanto, é importante ressaltar que quanto mais lambdas em uma única fibra, mais instável é a transmissão. Por elas estarem muito próximas uma das outras, é possível que exista uma interferência entre canais. Para esses casos, se faz necessário a inclusão do FEC, Forward Error Correction ou Correção Antecipada de Erros, que garante a correção de instabilidade e faz com que os dados cheguem com uma integridade aceitável na recepção.

A forma e qualidade com que esses dados chegam também tem nome: é a MTBF (do inglês: Mean Time Between Failures ou Tempo Médio Entre Falhas). Quanto maior o MTBF, maior a confiabilidade dos componentes do DWDM.

Este é, inclusive, outro ponto de dúvidas. O DWDM não é um composto único e pronto para ser instalado. É preciso entender quais as demandas, para então executar um projeto que faça sentido e responda à elas. O custo de obter uma tecnologia como o DWDM é, portanto, variável de acordo com a necessidade do projeto. Existem aqueles abaixo de R$ 5.000 até os que custam algumas dezenas de milhares de reais. Tudo varia com a demanda, orçamento e qualidade dos componentes. Mas apesar do investimento às vezes considerável, ele pode se tornar justamente a fonte de lucros do negócio. Isso porque, cada canal de transmissão é independente e não precisa ser utilizado por uma só "pessoa".

Investindo em uma rede DWDM com capacidade para, por exemplo, 40 canais, é possível separar somente uma porcentagem para uso próprio e alugar o restante. Ou seja, com um projeto de 40 canais, 30 deles, por exemplo, poderiam gerar renda ao estar a serviços de outros usuários que não desejam construir uma nova fibra óptica. O DWDM para uso comercial tem ganhado cada vez mais mercado.

No cenário da pandemia, por exemplo, estamos vivendo um aumento exponencial na procura por internet de alta velocidade e alta qualidade. Já que estar conectado foi mais essencial do que nunca. A necessidade de mais internet, significa também a necessidade de mais banda entre um estado e outro, os backbones. Que, é claro, utilizam o DWDM como solução! Esse caminho e necessidade em disponibilizar mais banda e ter maior disponibilidade de conexão, é justamente o caminho do DWDM. Sair do básico para um tecnologia mais avançada e preparada.

Um outro uso para o DWDM vem do movimento comercial em conectar operações em cidades diferentes. Seja pelo recebimento de um investimento ou compra por um provedor maior. Afinal, unificar essas transmissões e conexões exige um equipamento superior que supra, de verdade, essas necessidades.

Investir em uma rede DWDM para aumentar a fonte de renda e receita pode não ser só uma atitude de negócios inteligente, como um passo em direção ao futuro.

O avanço da 5G tem movimentado o mundo da telecomunicação e também a mídia. Mas é importante lembrar que mesmo uma rede móvel precisa de um equipamento de fibra óptica para suportar e reunir seus dados transmissíveis. Ou seja, a 5G depende de uma tecnologia como a DWDM para operar. Já imaginou investimento melhor?

Afinal, é o seu negócio que está em jogo. A FiberX indica tecnologias de ponta, como o Huawei-Fiber Doctor, onde você consegue saber da "saúde da sua rede" e evita urgências ou falta de acompanhamento. Assim, você monitora a multiplexação dos seus canais, antes que qualquer problema possa ocorrer.

Você pode conhecer um pouco mais sobre alguns dos equipamentos que normalmente fazem parte de um projeto DWDM:

Se possui interesse em construir um projeto DWDM para sua empresa, queremos nos colocar à disposição e dizer que possuímos uma equipe especializada para: entender, desenhar e apresentar um projeto que consiga atender as necessidades da sua rede. Já são diversos clientes que somam milhares de quilômetros de fibra óptica iluminados pelos projetos da FiberX. Converse com nossa equipe para entendermos qual é a sua necessidade, você pode:

Caso tenha restado alguma dúvida sobre essa tecnologia, utilize o campo de comentários abaixo. Forte abraço!

  • Logo Whatsapp
  • Logo Facebook
  • Logo Instagram
  • Logo YouTube

FIBERX DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA © 2021

Rod. SC 157, 4901, Industrial Sul. São Lourenço do Oeste, SC - Brasil

CEP: 89990-000. CNPJ: 10.463.951/0001-50