• FiberX Distribuidora

05 dicas sobre como escolher o melhor roteador para a sua empresa


É importante que no ambiente corporativo, as conexões, tanto a cabo quanto wireless, sejam de boa qualidade para que o ritmo do trabalho não seja afetado. Mas, para tanto é necessário escolher os equipamentos corretos e é disso que falaremos hoje. Você sabe escolher o melhor roteador para sua empresa?

Com o aumento crescente do uso de dispositivos móveis, o roteador passou a figurar no centro das atenções quando o assunto é conexão. Peça chave no dia a dia de qualquer pessoa que necessite de acesso à internet, o equipamento vem ao longo dos anos sendo atualizado com novas funcionalidades e tecnologias que buscam otimizar as conexões, entregando velocidade e qualidade para um número de dispositivos conectados ao mesmo tempo cada vez maior.

Justamente por ter este papel central, a escolha do aparelho que melhor atende suas necessidades é algo de extrema importância e que não pode ser colocado de lado. Além de precisar avaliar os recursos disponíveis em determinado modelo, o sistema operacional e o suporte prestado pela marca, existem outros pontos que precisam ser considerados no momento da escolha.

Pensando nisso, trouxemos hoje 05 dicas de como escolher o melhor roteador para sua empresa.


Velocidade das portas

A velocidade da conexão de internet é sempre um ponto bem importante quando se trata de navegação on-line, mas, quando consideramos o uso de equipamentos cabeados, é preciso também levar em consideração a velocidade das portas do equipamento.

Atualmente existem dois padrões de tecnologia quando assunto são cabos de rede: Fast Ethernet e Gigabit Ethernet. O primeiro, mais antigo, é suportado por qualquer dispositivo de rede disponível no mercado e consegue entregar dados em taxas de até 100 Mb/s, por isso é comum ver também a grafia 10/100 para referenciar o padrão.

Já o segundo, mais recente, foi batizado como Giga justamente por prometer conexões de alta velocidade que podem chegar a 1 Gbps, sendo 10 vezes mais rápido que o Fast Ethernet. A entrega da velocidade aliada a qualidade da conexão é uma das principais vantagens em relação ao padrão anterior e um ponto crucial na escolha do equipamento, normalmente encontrado com a descrição 10/100/1000.


Frequências do dispositivo

Já se tratando de conexões sem fio, um ponto que influencia diretamente na entrega da velocidade contratada é a frequência em que o roteador consegue operar. Atualmente é possível encontrar dispositivos que operam em 2.4Ghz, 5Ghz e 6Ghz sendo, as duas primeiras, as mais conhecidas e difundidas.

O Wi-Fi 5 é o padrão wireless mais comum hoje no país e utiliza duas bandas (2.4GHz de 5GHz), daí o nome "Dual Band" ou "banda dupla". A frequência 2.4GHz consegue fornecer internet para uma área maior, mas para isso acontecer, acaba “sacrificando” a velocidade entregue sem fio. Em contrapartida, o 5GHz consegue entregar maior velocidade, mas precisa deixar de lado o longo alcance.

Já o 6GHz é uma frequência presente apenas nos roteadores com tecnologia Wi-Fi 6, que ainda não é muito comum no mercado. Como já é de se esperar, a banda de 6GHz entrega velocidades consideravelmente superiores quando comparado a banda de 5Ghz, mas, como já era de se esperar, o raio de alcance é ainda menor.

Então, na hora de realizar a escolha, é bom ter isso em mente e ficar atento às frequências disponibilizadas pelo dispositivo.


Função Mesh

Com cada vez mais dispositivos inteligentes conectados à internet, ter uma conexão de qualidade em todos os ambientes é fundamental, o que nem sempre é possível com os roteadores mais comuns. As particularidades dos ambientes, como tamanho, forma e materiais usados na construção e até mesmo na decoração e mobília, acabam por influenciar muito na velocidade das conexões wireless. Por isso a rede mesh é uma alternativa para ter alta qualidade de sinal em áreas maiores

A função mesh, do inglês "malha'', é uma tecnologia que possibilita ampliar a cobertura wireless e, também, mais estabilidade na conexão sem fio. Os dispositivos com função mesh podem conectar-se entre si, formando uma malha que cobre todo o ambiente e distribuindo melhor o sinal de Wi-Fi.

Ah, lembra que logo acima nós falamos sobre as bandas e as velocidades? Atualmente, a tecnologia mais utilizada em roteadores mesh é a Wi-Fi 5 e, com a função mesh ativada, o roteador consegue criar uma única rede para as duas frequências. Dessa forma os dispositivos podem se conectar sempre no melhor sinal disponível, melhorando a navegação e assegurando a melhor conexão possível.


Potência das Antenas

Outro ponto bem importante na hora de determinar a escolha do novo roteador são as antenas, mas calma, não estamos falando de quantidade e, sim, de potência. As antenas são as responsáveis por irradiar o sinal Wi-Fi no ambiente em todas as direções.

A potência de uma antena é expressada em dBi e colocando de uma maneira mais simples, o ganho de sinal é diretamente proporcional a quantidade de dBis, ou seja, quanto maior for a quantidade de dBis, melhor é a recepção e cobertura do sinal.


Interface Web/App amigável

Por último, mas não menos importante, é interessante que a interface de configuração do roteador seja amigável e de fácil exploração. Do bloqueio de acesso a um site específico à configuração de uma rede de acesso para convidados que dispense a utilização de senhas, tudo precisa estar disposto de forma intuitiva e sem complicações. Desta forma, fica mais fácil realizar todos os ajustes que julgar necessários sem precisar acionar o suporte da marca ou do provedor de internet.

Uma maneira de facilitar este acesso, é fazer diretamente por meio de apps como é no caso dos roteadores Huawei que, além do acesso padrão por IP, conta também com a configuração via aplicativo para smartphones.

Quer entender melhor em quais modelos Huawei você encontra estas tecnologias? Conheça um pouco mais sobre os modelos:

Single-Band: Roteador Wireless Huawei WS318n

Dual-Band: Roteador Wireless Huawei WS5200

Wi-Fi 6: Roteador Wireless Huawei AX3

Mesh: Roteador Mesh Huawei WS5800 2-Pack

Gostou das dicas e quer entender como os roteadores Huawei podem transformar as conexões da sua empresa? Converse agora com nossa equipe para entendermos qual é a sua necessidade, basta escolher o que melhor te atende:

Enviar um e-mail;

Conversar com a gente no WhatsApp;

Ou ainda, através do chat no canto inferior direito da sua tela. Ficou alguma dúvida sobre o tema? Utilize o campo de comentários abaixo e conta pra gente. Forte abraço!