top of page

Como melhorar a lentidão do Wi-Fi

Saiba o que fazer para aumentar o desempenho da rede wireless.


Como melhorar a lentidão do Wi-Fi

Por: Daniela Desteffani | Analista de Suporte da FiberX


Imagine o pior dos cenários: você faz parte da equipe de TI e a rede wireless da sua empresa está com um baixo desempenho, as reuniões são constantemente interrompidas por telas congeladas e áudio robótico, a diretoria está na sua cola exigindo uma melhoria, e você não está sabendo mais o que fazer para resolver as quedas e lentidão. Não é muito legal trabalhar desta forma, né? Então, aqui estão algumas dicas para melhorar o desempenho do seu Wi-Fi hoje mesmo:


Posicionamento do Access Point

Certifique-se de que seu AP está localizado centralmente e em uma posição elevada para melhor distribuição do sinal. Tenha em mente as informações técnicas da antena que o seu AP possui para que a posição corresponda ao melhor desempenho dela.

 

Canal Wi-Fi

Um bom planejamento de canal Wi-Fi é essencial. Evite interferências selecionando manualmente um canal menos congestionado em seu AP. Muitas vezes os sintomas de lentidão na rede sem fio se dão pela alta utilização do canal Wi-Fi, o que faz com que ele fique congestionado e a competição de usuários comprometida.

 

Potência de Transmissão

Assim como o canal Wi-Fi, planejar a potência do seu AP é essencial, principalmente em ambientes indoors de alta densidade de usuários. Um AP com má utilização de potência pode levar a sintomas como: falha no roaming, falha de cobertura e lentidão. Lembrando que quanto maior a potência, mais suscetível a interferência este AP estará, portanto, realize esse planejamento com cautela.

 

Atualização do Firmware

Mantenha seu Access Point sempre atualizado com o firmware e os patchs mais recentes para garantir compatibilidade, correção de bugs, novas funcionalidades e segurança aprimorada.

 

Segurança

Não esqueça de investir na segurança da sua rede sem fio! Muitas vezes optamos por utilizar redes PSK ou OPEN em ambientes onde não há necessidade de uma autenticação 8021.x (radius), portanto, atente-se a possiblidade de APs intrusos ou utilização indevida da sua rede por usuários intrusos. Muitos usuários e equipamentos não autorizados podem estar impactando significativamente na sua rede.


Veja só o exemplo do Ekahau, uma ferramenta voltada para redes wireless com o intuito de aprimorar o desempenho da rede sem fio, utilizada pelos engenheiros de rede da FiberX.

Sinal primário com interferência

• Cobertura Primária: A cobertura primária diz respeito à otimização da distância ao redor dos seus pontos de acesso sem fio (APs) para garantir que haja força de sinal suficiente para que os dispositivos habilitados para Wi-Fi se conectem e transmitam dados.


Sinal secundário de interferência

• Cobertura Secundária: A cobertura secundária é crucial para garantir um ótimo roaming entre os pontos de acesso (APs) e redundância no caso de falha de um AP.


Interferência de canal com referência

• Interferência de canal: mostra a qualidade da disposição dos canais Wi-Fi no ambiente. Se o nível de interferência de canal for muito elevado, isso degrada consideravelmente a rede sem fio. Para mitigar problemas de canal, é crucial um bom planejamento de canais Wi-Fi.

 

Descubra a solução definitiva para seus problemas de conectividade com a nossa equipe de serviço com especialistas em redes wireless. Do diagnóstico à implementação, estamos aqui para otimizar sua infraestrutura de rede e eliminar qualquer obstáculo que esteja prejudicando sua produtividade.


Nossa equipe trabalha com expertise e utiliza ferramentas designadas especialmente para diagnóstico, manutenção e otimização de redes sem fio, fazendo com que a mitigação de problemas seja ainda mais eficaz.


Conecte-se à excelência com os Serviços da FiberX. Acesse nossa página e conheça mais.

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.

Veja mais conteúdos do blog da FiberX

bottom of page