29 de nov de 2023

11 dicas para otimizar a conexão do seu cliente e a imagem do seu provedor

Atualizado: 1 de dez de 2023

“A internet está lenta”

“A conexão cai toda hora”

“Na sala funciona bem, mas no quarto a conexão está ruim”,

“Contratei um plano de 500mb e não chega tudo na minha casa”

Sabemos que um dos fatores que mais desgasta o relacionamento de um provedor com seu cliente é a experiência Wi-Fi.

Mas sabe qual é a parte boa disso? Em muitos casos, é possível melhorar a conexão com instruções e dicas simples ao seu cliente.

Quer saber quais são essas instruções? Neste conteúdo, mostraremos 11 dicas para otimizar a internet dos seus consumidores de forma rápida e prática, melhorando o relacionamento com seu cliente e a imagem do seu provedor!

A importância da experiência do cliente

Como provedor de internet, é importante estar atento ao uso correto da internet por parte dos seus clientes, sejam eles B2B (corporativos) ou B2C (residenciais).

Preocupar-se com a experiência do seu cliente, garantindo que obtenham o potencial máximo do serviço que você oferece, ajudará no aumento da fidelidade e na satisfação geral com o seu provedor.

E quanto maior a satisfação, mais fácil será a atração de novos clientes através de indicações e recomendações.

Sinal Wi-Fi: instabilidade que demanda atenção

Seu cliente precisa entender que a rede sem fio é, por natureza, propensa a falhas e interferências.

A intensidade e o alcance do sinal Wi-Fi dependem de fatores como banda de frequência, potência de saída de rádio, sensibilidade do receptor, ganho da antena e tipo de antena, bem como da técnica de modulação.

O ambiente também desempenha um papel importante na cobertura: obstáculos físicos e interferência de sinais de rádio enfraquecem os sinais Wi-Fi, diminuindo o seu alcance.

Apesar de tudo isso, demonstre que você estará ao lado do cliente para solucionar qualquer imprevisto que aconteça. E uma forma de deixar isso muito claro é conhecendo e aplicando as 11 dicas a seguir.

Vamos ver?

As 11 dicas que vão otimizar a internet do seu cliente

Chegamos na parte mais importante do conteúdo: as 11 dicas para otimizar a internet e o relacionamento com seus clientes. Mas antes, lembre-se: todo processo de melhoria e otimização é contínuo e demanda cuidados constantes.

Agora vamos às 11 dicas!

1. Posicionamento do roteador Wi-Fi

Recomende ao seu cliente que posicione o roteador em local central na casa ou escritório, de preferência longe de obstáculos como paredes e objetos metálicos.

2. Mantenha distância de alguns equipamentos e dispositivos

Para garantir uma melhor distribuição do sinal, é importante manter distância de objetos e dispositivos eletrônicos como micro-ondas, aquários e espelhos.

3. Atualização de equipamentos

Equipamentos desatualizados podem limitar a velocidade e eficiência da conexão. Por isso, é preciso acompanhar o lançamento de novas versões de firmware preparando um plano de atualização dos roteadores Wi-Fi na sua rede.

4. Senha Segura

Para proteger a conexão contra acessos indevidos e não autorizados, oriente seus clientes a configurar senhas fortes e confiáveis na rede Wi-Fi. Além disso, é importante alterar o acesso admin padrão do roteador Wi-Fi com uma senha forte e robusta.

5. Gerenciamento de Dispositivos Conectados

Para evitar congestionamentos e baixa velocidade de internet, mostre ao seu cliente a importância em gerenciar os dispositivos conectados à rede.

Importante lembrar: alguns roteadores Wi-Fi possuem recursos que permitem priorizar determinados dispositivos.

6. Orientar o cliente sobre as diferenças entre a rede 2.4GHz e 5GHz

Na 2.4GHz temos uma rede com maior alcance, porém com uma menor velocidade. Já na rede de 5GHz, a área de cobertura é menor mas a velocidade que se alcança é superior à da rede 2.4GHz.

7. Verificação de Malware e Vírus

Vírus e malware impactam diretamente na velocidade da internet. Por isso, recomende que os usuários mantenham seus dispositivos sempre protegidos.

8. Verificação de Conexões Físicas

Conexões com fios exigem cuidados e atenção: se for o caso do seu cliente, oriente para verificar se os cabos estão bem conectados ou em boas condições para o uso eficiente da internet.

9. Ampliar área de cobertura com Extensores Wi-Fi Mesh

Utilizados para ampliar a cobertura do sinal Wi-Fi, os extensores Mesh possuem alta eficiência na entrega de sinal de qualidade em locais onde o sinal é fraco ou inexistente.

10. Oriente o cliente a verificar a capacidade dos dispositivos Wi-Fi

É preciso orientar seu cliente a verificar a capacidade dos dispositivos utilizados na residência (celulares, computadores, tvs, etc). Não adianta o cliente receber uma internet de alta velocidade se os dispositivos (receptores) não tiverem capacidade para receber a qualidade do sinal contratada.

11. Utilização de VPN (Rede Privada Virtual)

Caso seja utilizado VPN, explique como ela pode afetar a velocidade da conexão e forneça orientações para otimização do uso.

Com um portfólio de alta qualidade, a FiberX pode ser sua maior aliada

Oferecer dicas e instruções para seus clientes é parte importante do processo. Mas para que as dicas funcionem e otimizem a conexão de verdade, é preciso contar com equipamentos e serviços de qualidade.

Por isso, a FiberX conta com um portfólio amplo e de primeira linha para atender a necessidade de provedores de todos os tamanhos.

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