top of page

Solução MiniFTTO: conheça os benefícios

Entenda o que é e saiba como essa nova solução pode facilitar o dia a dia nas empresas

Solução MiniFTTO: conheça os benefícios

Por: Matheus Machado Garcia | Especialista de Produtos e Negócios FiberX.


Se você buscou esse artigo, com certeza você está curioso para entender o que seria esse novo termo: MiniFTTO.


Essa é uma nova solução para o mercado de redes empresariais, focado em solução de rede utilizando a tecnologia de fibra óptica. O termo MiniFTTO pode ser dividido em duas partes: Mini, ou seja, para soluções de pequena escala, e FTTO que veio do termo em inglês Fiber-To-The-Office que significa "Fibra até o Escritório".


Bom, até aqui, nada de novidade. Para quem já trabalha com soluções POL (Passive Optical LAN, do português Rede Passiva Óptica LAN), a solução MiniFTTO traz conceitos semelhantes.


Mas para quem ainda não trabalha com essa solução, conheça mais um pouco a seguir:


Solução POL

Para melhor visualização, veja na tabela abaixo o paralelo entre as redes empresariais tradicionais e a opção através de POL.


 

Tradicional

POL

Arquitetura

• Composta por 3-4 camadas (muitos pontos de falha)

• Cabos RJ45 para conexão dos equipamentos

• Composta por 2 camadas (menos pontos de falha)

• Cabo de Fibra Óptica para conexão dos equipamentos

Entrega da Solução

• Elevada quantidade de equipamentos – demanda mais espaço.

• Demanda necessidade de área específica no local para acondicionar os equipamentos e para resfriamento.

• Cabeamento de maior dimensão e peso – maior dificuldade na instalação.

• Relação Custo x Throughtput pode encarecer a solução (Cat5e x Cat6)

• Os serviços de cada equipamento devem ser configurados manualmente.

• Menor quantidade de equipamentos.

• Não demanda de local customizado para acondicionamento dos produtos.

• Cabeamento mais leve e de menor peso.

• Cabo de fibra óptica possui maior durabilidade

• Equipamentos configurados através da OLT.

Portanto, com os dados da tabela anterior, temos agora a referência de todos os benefícios que uma solução POL pode trazer ao seu projeto para redes empresariais.


Mas então, o que o MiniFTTO adiciona de novidade na já conhecida solução POL? E aqui destacamos os avanços que a solução MiniFTTO introduz ao mercado.


Benefícios do MiniFTTO

Primeiramente, temos um gateway óptico conhecido como F1001-AC que integra as funções de Firewall, Roteador, Controladora Wi-Fi, OLT e splitter num único equipamento. Qual o principal ganho dessa solução? Configuração de 4 funcionalidades diferentes no mesmo equipamento, ou seja, não é necessário configurar cada equipamento individual como nas soluções de redes empresariais tradicionais.

MiniFTTO

Além disso, esse equipamento conta com uma porta uplink XG-PON e a sua empresa entrará para o próximo nível tecnológico das redes PON. Assim, você conseguirá alcançar, com a mesma estrutura de fibra óptica passiva, velocidades de até 10Gbps no sentido downstream e 2.5Gbps no upstream nesse gateway óptico.


Nessa lógica, abre-se também a porta para novos planos de internet empresariais não dependentes apenas de soluções com "links dedicados", no termo do dia a dia.

Na solução do MiniFTTO, o gateway óptico conta com 4 portas Gigabit Ethernet (WAN/LAN) e 16 postas SC/UPC para conexão de fibra óptica tradicional em ONU bridge de até 8 portas Gigabit Ethernet, PoE ou não. Existe também a possibilidade de alimentar até 8 pontos de acesso utilizando o cabo PoF. Cabo PoF? Que tipo de cabo é esse?


Esse é o mais novo modelo de fibra óptica, que permite transmitir dados e energia através do mesmo cabo. O nome PoF, vem do inglês, Power-Over-Fiber, que em tradução livre significa "Energia através de Fibra". Esse conceito parece conhecido, não?


Para quem realiza projetos empresariais, a utilização de equipamentos com portas PoE (do inglês, Power-Over-Ethernet, em português, “Energia através do Ethernet”) para alimentação de Câmeras de Segurança e Pontos de Acesso é algo comum. Ou seja, o conceito do PoF deriva do próprio.


E por fim, para que os usuários dessa solução possam se conectar à rede Wi-Fi, a linha do MiniFTTO conta com Pontos de Acesso que utilizam a tecnologia que mais ganhou mercado nos últimos 4 anos: a tecnologia Wi-Fi 6.


Essa evolução do Wi-Fi foi desenvolvida para atender cenários de elevada densidade de clientes conectados e as maiores velocidades de download e upload. Logo, é ideal para projetos de redes empresariais de pequena escala como em escritórios, escolas, hospitais e demais estabelecimentos.


Ficou interessado em conhecer mais sobre os equipamentos que compõe a solução MiniFTTO? Acesse a página: https://www.fiberx.com.br/ekit

Comentários


Os comentários foram desativados.

Veja mais conteúdos do blog da FiberX

bottom of page